LibrePlanet 2022: Libertação Viva
Por favor, considere adicionar info@fsf.org ao seu catálogo de endereços, o que garantirá que nossas mensagens cheguem até você e não à sua caixa de spam.
Leia e compartilhe online: https://www.fsf.org/blogs/community/libreplanet-living-liberation-day-two-retrospective-and-motivation-for-freedom
Caro Apoiador de Software Livre,
Hoje marcou o segundo de dois dias de eventos e palestras para a conferência anual da Free Software Foundation (FSF), LibrePlanet. O tema deste ano é "Living Liberation", e as palestras e atividades foram centradas em como viver uma vida mais livre em um mundo cada vez mais cheio de tecnologia.
Para iniciar a conferência, o coordenador de divulgação e comunicação, Devin Ulibarri, fez o discurso de abertura e apresentou os eventos do dia, além de mencionar as medidas tomadas pela equipe de tecnologia da FSF para resolver as dificuldades técnicas de sábado, que incluíram um fluxo somente de áudio para usuários com baixa largura de banda e melhorias feitas na forma como o fluxo de "baixa resolução" é gerado.
Assim como ontem , houve muitas palestras sobre diversos temas, e há muito a ser dito sobre todos eles. Aqui estão alguns dos nossos destaques.
Ferramentas de linha de comando para design
"Design na linha de comando: receitas para resultados saborosos" foi apresentado por Ana Isabel Carvalho e Ricardo Lafuente da Manufactura Indepente . A linha de comando não é algo geralmente associado ao design gráfico, mas Ricardo e Ana foram além e forneceram conselhos práticos para criar resultados visíveis. Seu livro de receitas incluía ingredientes exóticos como ImageMagick, PDFtk, FFMpeg, Makefiles, Git - e como eles expressaram tão lindamente em sua descrição do programa - "com apenas uma pitada de script Python e Bash para unir os sabores".
Replicante
Denis "GNUtoo" Carikli falou em nome da Replicant , uma distribuição gratuita do sistema operacional Android que é fiscalmente suportada pela FSF . O GNUtoo falou sobre liberdade de software, Gerenciamento de Restrições Digitais (DRM) e muito mais, especialmente no que diz respeito ao cenário de telefonia móvel. A palestra também abordou alguns desafios futuros para telefones amigáveis à liberdade, como a contínua depreciação das redes 3G.
O GNUtoo destacou a necessidade de sistemas operacionais de software livre em telefones celulares, mas também de que mais hardware seja suportado por firmware livre. Mesmo que o Replicant tenha como alvo o telefone Samsung Galaxy S-III datado, um dongle USB ainda é necessário para se conectar a redes WiFi, se alguém quiser manter sua liberdade. Limitações artificiais como essas são causadas inteiramente pela relutância dos fabricantes de dispositivos em liberar o firmware subjacente de um determinado componente do dispositivo, mesmo se um driver gratuito estiver disponível.
Carikli também compartilhou algumas atualizações sobre o status do Replicant 11, que está em andamento. Também relatado na palestra, o Replicant conseguiu mudar para versões "principais" do kernel Linux, em vez de depender de árvores e versões de kernel específicas do fornecedor.
Palestra de abertura
A palestra de abertura deste domingo foi o coletivo Cem Coelhos , que compartilhou os desafios que ambos enfrentam vivendo "fora da rede", em um barco e muitas vezes sem Internet.
Hundred Rabbits compartilhou muitas dicas sobre autossuficiência e como o uso de software livre, entre outras coisas, os ajudou a viver sem depender de software proprietário ou "sempre ligado", Service as a Software Substitute (SaaS) . Rekka e Devine compartilharam seu trabalho na máquina virtual Uxn, que todos os seus programas têm como alvo, e até mostraram algum código "sob o capô" usado para executar sua apresentação de slides, o que foi bastante agradável de se ver. Eles também descreveram como sua abordagem ao software vai contra a narrativa típica da mídia de tecnologia convencional e como eles usam exclusivamente computadores e dispositivos de segunda mão, muitos dos quais com mais de uma década.
Dado que Cem Coelhos vivem e trabalham em seu fiel veleiro, que é carinhosamente chamado de "Pino", durante as perguntas e respostas, algum tempo foi dedicado aos prós e contras de viver no mar: painéis solares, indo "sem geladeira, " e recuperando informações digitais com acesso limitado ou nenhum à rede. Como parte de sua palestra, eles também destacaram a necessidade de software "offline-first" (ou "offline-friendly") que é fundamental para um "futuro mais resiliente".
Como Hundred Rabbits é um coletivo de arte, sua apresentação não estaria completa sem as ilustrações que acompanham todos os slides, desenhadas por Rekka. A conversa deles também teve a ver com as maneiras como eles “liberaram [sua] imaginação limitando [suas] possibilidades”, falando sobre como sua situação de vida restrita ajudou a despertar sua extraordinária criatividade.
Software livre na aprendizagem
No final do dia, Greta Goetz, PhD e professora assistente no Departamento de Inglês da Universidade de Belgrado, deu sua palestra, "Retraçando a liberdade digital como aprendizado de padrões para a vida", e compartilhou sua perspectiva e esforços para trazer o software livre para a sala de aula .
Greta discutiu "espaços digitais cocriativos", "padrões de uso" habituais nos quais pessoas e organizações geralmente se enquadram e desafios que ela enfrentou pessoalmente ao tentar trazer a adoção de software livre para sua instituição. Ela também compartilhou como aprendeu a programar criando ferramentas digitais para sua própria sala de aula e reconheceu o trabalho de comunidades de software livre, mantenedores e organizadores do LibrePlanet.
"Se não fosse pelo software livre, essas coisas não seriam possíveis."
-- Greta Goetz, PhD
Palestra de encerramento
A palestra de encerramento foi dada por Zoë Kooyman, a recém-nomeada diretora executiva da FSF. Zoë começou parabenizando os vencedores do prêmio FSF de ontem, agradecendo aos nossos keynotes Marleen Stikker e Hundred Rabbits, e agradecendo a todos os outros palestrantes do dia.
Ela falou sobre como o software livre é relevante em muitos aspectos de nossas vidas diárias e enfatizou duas áreas críticas: educação e governo, para as quais o movimento do software livre continua trabalhando em direção a uma sociedade digital mais justa. Ela mencionou como os livros digitais estão “criados com o Gerenciamento de Restrições Digitais (DRM)”, os desafios que o aumento da supervisão on-line traz para a privacidade e a liberdade de software, e a necessidade de uma adoção mais ampla de maneiras que respeitem a liberdade de fazer videoconferência na educação.
Zoë disse que tem "uma quantidade infinita de exemplos e razões para acreditar que o software livre é o caminho a seguir, vale a pena proteger, e algo que precisamos para garantir que as pessoas entendam como lutar", e passou a listar várias outras razões para pessoas para lutar pelo software livre. Isso inclui adoção de licença e copyleft, meio ambiente, direito de reparo, dispositivos médicos integrados a software, vigilância e criptografia em massa, entre outros.
Ela concluiu sua palestra agradecendo aos funcionários, voluntários e colaboradores da FSF.
Uma mensagem do presidente da FSF, Geoffrey Knauth
Em seu discurso de encerramento, o presidente da FSF, Geoffrey Knauth, destacou a importância dos esforços da comunidade de software livre e o papel que a FSF desempenha neles, dizendo que, "como anfitriã e facilitadora do LibrePlanet, a FSF tem orgulho de elevar e mostrar as vozes da comunidade de software livre neste evento anual. A equipe da FSF trabalha arduamente para criar e apoiar o programa e eles merecem nossos agradecimentos e apreciação. Knauth também enfatizou que "vamos levar essas conversas adiante para além deste fim de semana. A equipe está trabalhando duro para fornecer a você mais reuniões da comunidade de software livre."
Knauth anunciou o primeiro desses encontros comunitários na forma de uma série de workshops do LibrePlanet, agenda pendente, e uma próxima palestra de Richard M. Stallman (RMS), fundador da FSF e do movimento de software livre. O endereço da RMS será intitulado "The State of the Free Software Movement" e será realizado pela FSF no dia 13 de abril às 14:00 EDT (18:00 UTC).
Espero que você tenha ficado tão inspirado pelo LibrePlanet deste ano quanto nós, e que isso o motive a lutar por mais liberdade em sua vida diária. Consulte a página de eventos para obter mais informações sobre nossos próximos workshops e eventos.
Estamos ansiosos para vê-lo no próximo LibrePlanet!
Devin Ulibarri
Coordenador de Extensão e Comunicação
Imagens Copyright © 2022 Free Software Foundation, Inc., licenciada sob licença Creative Commons Attribution 4.0 International .
Coloque o Planeta no LibrePlanet. Doe para a organização.
Siga-nos em: Mastodonte | GNU sociais | PeerTube | Twitter @fsf
Leia sobre por que usamos o Twitter, mas apenas com ressalvas
Assine nossos blogs via RSS
Junte-se a nós como membro associado
Leia a Política de Privacidade da Free Software Foundation
Enviado da Free Software Foundation,
51 Franklin St , Quinto Andar
Boston , Massachusetts 02110-1335
Estados Unidos
Cancele a inscrição nesta lista de discussão.
Pare todos os e-mails da Free Software Foundation, incluindo Defective by Design, e o boletim informativo do Free Software Supporter.
Comentários
Postar um comentário